A Área Metropolitana de Lisboa anunciou hoje que a Taxa de Atualização Tarifária para os transportes públicos coletivos na região será de 2,28% a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2026.
A decisão segue a determinação da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e reflete o compromisso da Área Metropolitana de Lisboa em promover a utilização dos transportes públicos coletivos, em linha com os objetivos de sustentabilidade e mobilidade urbana.
O valor de 2,28% aplica-se tanto ao tarifário próprio como ao tarifário combinado, garantindo uma atualização uniforme e transparente para todos os utilizadores dos transportes públicos da região.
A medida entra em vigor no início de 2026 e visa apoiar a eficiência e a acessibilidade do sistema de transportes, incentivando mais cidadãos a optar por soluções coletivas de mobilidade.
A aplicação da taxa de atualização tarifária aos títulos intermodais navegante e aos títulos próprios da Carris Metropolitana, serão divulgados posteriormente até ao dia 15 de dezembro.
Tendo em conta, ainda, a delegação e subdelegação de competências em vigor, a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, irá aferir o cumprimento desta decisão através da verificação dos valores de venda ao público apresentados pelos operadores de transporte.