Transportes Metropolitanos de Lisboa e Transportes Intermodais do Porto assinam protocolos de cooperação com a Empresa Nacional de Bilhética em Angola – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Transportes Metropolitanos de Lisboa e Transportes Intermodais do Porto assinam protocolos de cooperação com a Empresa Nacional de Bilhética em Angola

Pela sua vasta experiência e boas práticas no que respeita à mobilidade urbana e à implementação e gestão dos sistemas de bilhética, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Transportes Intermodais do Porto (TIP) estão a trabalhar com a Empresa Nacional de Bilhética (ENBI) no sentido de promover um intercâmbio de ideias e experiências nos domínios dos transportes.

De visita ao país, TML e TIP, assinaram esta terça-feira, 20 de junho, na presença do Secretário de Estado dos Transportes de Angola, Jorge Bengue Calumbo, dois protocolos de cooperação com a ENBI no sentido de estabelecer mecanismos que tornem possível a participação conjunta em estudos em áreas de interesse comum.

Para Mário Nsingui Pedro, Presidente da ENBI, “a qualidade e a eficiência dos transportes de passageiros em Angola, designadamente na sua capital, é um objetivo a cumprir com brevidade, porque os cidadãos precisam e merecem poder deslocar-se entre as suas casas e os seus trabalhos com mais celeridade e com mais conforto. E as empresas que constituem o sistema nacional de transporte devem concentrar-se cada vez mais na prossecução desta missão, até para aumentarem as suas receitas. A cooperação com entidades estrangeiras cuja experiência já deu frutos e é por demais conhecida é bem-vinda e dela esperamos resultados concretos para que os transportes de passageiros em Angola estejam ao nível do que realmente precisamos”.

Os protocolos celebrados hoje visam desenvolver a cooperação e o intercâmbio de ideias e experiências, nos domínios da mobilidade e dos transportes que tornem possível a participação conjunta em estudos, nomeadamente nas áreas de interesse comum, bem como o intercâmbio de formadores e especialistas com vista à partilha de conhecimento e à criação de sinergias no domínio da mobilidade urbana.

Futuro conjunto

Para Faustino Gomes, “este acordo representa o que entendemos ser uma parceria win-win, em que todos os parceiros ganham pela cooperação franca, pela troca de experiências e pela possibilidade de transferência de soluções que são importantes para as nossas empresas.”

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da TML “as nossas empresas e os nossos trabalhadores cuidarão para que este protocolo seja muito mais do que um conjunto de intenções, e que, dentro de pouco tempo, possamos estar aqui a comunicar ideias partilhadas e a celebrar trabalho conjunto, concretizado em serviços que facilitem o dia-a-dia das pessoas”.

No mesmo sentido, Manuel Paulo Teixeira, acrescenta que “estamos certos que temos muito para partilhar bem como muitos ensinamentos para retirar desta experiência, num momento em que todos enfrentamos novos desafios ao nível da Mobilidade Urbana”, sublinhando “a vontade quase férrea do Presidente da ENBI, Mário Nsingui Pedro, quando em Dezembro de 2022 lhe apresentou a vontade de modernizar o ecossistema dos transportes públicos angolano através da criação de um sistema de bilhética intermodal”.

É intenção da ENBI e do governo angolano estabelecer um título de transporte único para facilitar a mobilidade urbana naquele país, sendo os títulos de transporte navegante® e andante uma experiência de sucesso e de comprovada melhoria no acesso das pessoas ao transporte nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Os passes navegante e andante vieram unir todos os municípios e todos os transportes destas duas regiões, sendo um exemplo de caso de sucesso a seguir.

À semelhança da TML e TIP, a ENBI tem assumido o compromisso de coordenar a implementação e assegurar a operação do Sistema Nacional de Bilhética Integrada (SNBI), assegurando a gestão do sistema informático de bilhética eletrónica e assegurar a capacitação de Operadores, Agentes Comerciais e regular a rede de comercialização de bilhetes multimodais e de tarifas de transporte. Tem igualmente responsabilidade no assegurar o registo de clientes, a emissão do Passe Social e o apuramento e repartição de receita aos operadores de transporte. Conta agora com a TML e o TIP para assegurar um transporte público de qualidade a toda a população.