TML lança navegante® empresas – Transportes Metropolitanos de Lisboa

TML lança navegante® empresas

Está lançada a mais recente iniciativa de responsabilidade social e ambiental da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Criado para simplificar a oferta do passe social a trabalhadores e familiares das empresas, o novo produto de assinatura navegante® pretende revolucionar a mobilidade urbana da amL, convocando a iniciativa privada a dar um passo na defesa do ambiente, garantindo o direito à mobilidade dos trabalhadores das empresas da amL com acesso ao passe navegante®.

O navegante® empresas chega agora para promover a mobilidade corporativa e alterar perceções, reduzir custos e poupar o ambiente.

Contribuir para a mobilidade sustentável, apoiar as métricas europeias de descarbonização das cidades e incentivar o uso dos transportes públicos é o triplo benefício associado à mais recente iniciativa da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).

Partindo da premissa que a visão estratégica de promoção de uma mobilidade sustentável deve ser parte integrante das políticas de responsabilidade social das empresas, a TML apresenta, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, uma modalidade inédita para as cidades, trabalhadores e empresas.

Lado a lado com autarquias e entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, a TML envolve-se no evento que, de ano para ano, tem debatido e implementado as estratégias mais sustentáveis para melhorar o dia a dia dos largos milhares de pessoas que vivem em grandes e médias metrópoles.  

Fomentar a mobilidade urbana sustentável através do uso de transportes públicos em detrimento do carro, apresentando um conjunto de soluções que promovam a qualidade, cobertura e a fiabilidade dos mesmos são temas em destaque no stand e nas palestras da TML.

Triplo benefício

As organizações que adiram ao navegante® empresas poderão, em sede de IRC, deduzir no lucro tributável 150% dos gastos suportados com a compra de passes para os seus trabalhadores e familiares, de acordo com a lei nº 24-D/2022.

Segundo Rui Lopo, administrador da TML, num “futuro próximo”, as empresas poderão ainda beneficiar de um serviço de consultadoria para desenvolver uma estratégia de mobilidade adaptada a cada caso. “Não queremos que apenas ofereçam o passe aos seus trabalhadores, queremos que fomentem no contexto empresarial interno a utilização dos transportes públicos, assumindo publicamente o seu compromisso com a mobilidade e a redução da pegada carbónica. E, portanto, queremos trabalhar diretamente com as empresas na criação dos seus planos de mobilidade e assim promover uma maior eficiência e fiabilidade”, concretizou Rui Lopo.

“Reduzir as emissões associadas às deslocações urbanas, operando uma transferência modal para a qual devemos envolver as empresas e as organizações, trazendo os seus trabalhadores e familiares para o transporte público, é algo que pretendemos e queremos concretizar com o navegante empresas”, sintetizou o administrador da TML, Rui Lopo, na apresentação pública do navegante® empresas que reuniu o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, autarcas e demais representantes do setor dos transportes da Área Metropolitana de Lisboa no arranque do Portugal Smart Cities Summit.

Alinhado com o cumprimento das imposições europeias em matéria ambiental, o navegante® empresas vem afirmar-se, simultaneamente, como um aliado da mobilidade urbana, colocando o transporte público no patamar de alternativa viável ao amplo desenvolvimento das cidades modernas.  “O nosso objetivo passa por repensar o funcionamento das cidades, ajudando também as empresas a cumprir um conjunto de metas e objetivos de sustentabilidade que têm de atingir”, reforçou Rui Lopo. 

“A mudança não se faz por decreto, faz-se mostrando que a alternativa é melhor do que a realidade que temos. Nesse sentido, o navegante empresas é uma forma estruturada de estimular um incentivo que a TML identificou com todo o mérito”, concretizou o Secretário de Estado da Mobilidade referindo-se ao benefício fiscal concedido às empresas que adiram à proposta da TML.

Na qualidade de Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, realçou que “apesar dos benefícios fiscais, há acima de tudo um grande desafio de cidadania por concretizar que é o de trazer as empresas para uma mobilidade mais sustentável que passa pela utilização do transporte público.” enfatizando ainda todo o envolvimento do governo, AML, TML e autarquias na implementação do navegante como resposta ao grande desafio de mobilidade que se impõe na área metropolitana de Lisboa.

Para aderir ao navegante® empresas, basta preencher o formulário disponível no site www.comportamentosustentavel.pt.