TML participa no projeto europeu deployEMDS – Transportes Metropolitanos de Lisboa

TML participa no projeto europeu deployEMDS

O deployEMDS é um projeto de âmbito alargado cofinanciado pela UE que visa a construção de um espaço de dados europeu para promover alternativas sustentáveis em diferentes modos de transporte e conta com a participação da TML.

O projeto foi lançado oficialmente durante o Tomorrow Mobility World Congress, em Barcelona, no dia 7 de novembro e responde aos desafios descritos no Programa Europa Digital da UE para ajudar a tornar o espaço comum europeu de dados de mobilidade uma realidade. A iniciativa irá cultivar um amplo ecossistema europeu de fornecedores e utilizadores de dados, facilitando a construção de uma infraestrutura de dados, governação e processamento. Serão mais de 20 casos de utilização em nove países da UE a contribuir para o desenvolvimento de serviços e aplicações inovadoras e um desses casos será um projeto da TML.

Com base no estabelecido pela ação preparatória PrepDSpace4Mobility onde foram identificados os espaços existentes a nível nacional e regional e o esforço necessário para a existência de um mercado único e, alinhado com a estratégia europeia, o objetivo principal do projeto deployEMDS é implantar um espaço de dados operacional e mecanismos de governação comuns. Este espaço de dados facilitará uma partilha descentralizada, fiável e segura e permitirá a diferentes stakeholders interagir neste espaço e aceder a informação e facilitar o cruzamento de informação com bases de dados que seguem regras comuns.

O deployEMDS apoiará ativamente todos os projetos de implementação reais a realizar nas nove cidades e regiões, designadamente: Barcelona (ES), Île-de-France (FR), Milão (IT), Lisboa (PT), Flandres (VLO), Sófia (BG), Estocolmo (SE), Tampere (FI) e Hamburgo (DE). Estas iniciativas centrar-se-ão no desenvolvimento de serviços e aplicações inovadoras, permitindo a partilha e reutilização de dados para uma mobilidade multimodal eficiente e de gestão do tráfego, bem como para medir o progresso da mobilidade urbana sustentável em toda a Europa. Para apoiar a iniciativa, está prevista para este ano uma comunicação da Comissão Europeia que anunciará os objetivos e o caminho proposto para o EMDS. Especificamente, descreverá as principais características, objetivos, modelo de governo, diretrizes e medidas de apoio para o projeto.

O caso em estudo pela Transportes Metropolitanos de Lisboa no âmbito deste projeto

Aumentar a confiabilidade dos horários e/ou velocidade comercial dos autocarros da Carris Metropolitana, através da criação de um indicador de níveis de perturbação em cada paragem.

Este projeto permitirá mapear e caracterizar rotas críticas de transporte público, onde diferentes modos de transporte entram em conflito, resultando em velocidades particularmente baixas e/ou perturbações no tráfego dos autocarros.


Mais informação sobre o deployEMDS