Assinado Protocolo de Cooperação entre AML, TML e Metropolitano de Lisboa – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Assinado Protocolo de Cooperação entre AML, TML e Metropolitano de Lisboa

A Área Metropolitana de Lisboa, a Transportes Metropolitanos de Lisboa e o Metropolitano de Lisboa celebraram um Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de estudos e projetos para consolidação de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio.

As Jornadas navegante®, evento de participação pública dedicado à mobilidade e ao transporte, que reuniu Autoridades, municípios e os principais stakeholders do setor, foi o palco privilegiado da celebração deste protocolo que visa a melhoria do serviço público de transporte de passageiros na área metropolitana de Lisboa.

O protocolo celebrado vem estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de estudos e planeamento e, para a concretização de projetos que visem a consolidação de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP) no território da área metropolitana de Lisboa.

É importante assegurar a expansão e a articulação dos serviços de transporte, com as infraestruturas de conectividade regional, maximizando a eficiência e a eficácia do serviço público de transporte de passageiros no seu conjunto.

Neste protocolo, a AML e a TML contribuirão com o desenvolvimento de estudos e projetos de planeamento e de ligação ao território, bem como estudos e projetos de enquadramento, contribuindo o Metropolitano de Lisboa com a componente técnica de estudos e projetos de engenharia, nomeadamente tecnologia de metro ligeiro e elétrico rápido.

Esta parceria envolverá os municípios onde cada estudo e projeto se desenvolverá, sendo mais um passo dado de estreita colaboração entre todas as entidades envolvidas, que visa promover o reforço e a melhoria da mobilidade, com vista a atrair mais clientes para o transporte coletivo, satisfazendo as suas necessidades diárias de deslocação, combatendo, ainda, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o congestionamento, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.