Transportes Metropolitanos de Lisboa subscreve Declaração sobre Igualdade de Oportunidades para Mulheres e Homens no Setor dos Transportes – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Transportes Metropolitanos de Lisboa subscreve Declaração sobre Igualdade de Oportunidades para Mulheres e Homens no Setor dos Transportes

A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa subscreveu Declaração sobre Igualdade de Oportunidades para Mulheres e Homens no Setor dos Transportes, em linha com o seu plano de igualdade de género publicado a 13 de setembro de 2023. A declaração promovida pela plataforma Women in Transport - EU Platform for Change foi estabelecida em 2017 por instituições da União Europeia.

O propósito fundamental da plataforma é fortalecer o emprego feminino e promover a presença de mulheres nas profissões ligadas aos transportes, aumentando a consciencialização e a oferta de oportunidades iguais para ambos os géneros num setor onde, a nível europeu, apenas 22% dos trabalhadores são mulheres. A Comissão Europeia tem destacado a importância da igualdade, diversidade e inclusão no setor, servindo esta plataforma como fórum de discussão de boas práticas e de espaço de partilha de ações implementadas.

Nos últimos anos, tem-se observado um crescente foco na União Europeia em relação à igualdade de género, especialmente no contexto das mulheres no setor dos transportes. Esta tendência reflete-se não apenas nas estratégias da UE, mas também na legislação. O Parlamento Europeu tem desempenhado um papel crucial em manter este tema no topo da agenda política da UE, com uma crescente ênfase nas questões de género no emprego, impactando também o setor dos transportes. Diante da escassez de mão-de-obra e na busca por atrair mais trabalhadores jovens, homens e mulheres para o setor, espera-se que a abordagem sistemática das questões de género, tanto em ações futuras quanto no financiamento da UE, possa incentivar mais mulheres a ingressar neste setor vital, dedicado a melhorar a mobilidade e qualidade de vida das pessoas.

Assegurar oportunidades iguais para mulheres no setor dos transportes não apenas é a medida correta, mas também uma necessidade estratégica. É crucial desafiar o paradigma que associa certas profissões exclusivamente aos homens. A Declaração já conta com cerca de 250 subscrições, reunindo diversas entidades do setor, incluindo autoridades e operadores de transporte, ONGs, instituições académicas e indivíduos, todos empenhados em aprimorar a representação feminina no emprego no transporte. A TML, em conjunto com outras instituições portuguesas, reafirma o seu compromisso com esta causa.