A evolução da mobilidade em Portugal já é uma referência no Brasil – Transportes Metropolitanos de Lisboa

A evolução da mobilidade em Portugal já é uma referência no Brasil

A ANTP, Associação Nacional de Transportes Públicos do Brasil, realizou uma visita a Portugal para vivenciar de perto o Sistema navegante® e para conhecer o trabalho desenvolvido pela TML  na defesa e promoção do direito à mobilidade para todos. Essa troca de experiências e boas práticas foi fortalecida durante a participação da TML no último congresso da ANTP, por convite da associação brasileira.

O setor dos transportes no Brasil tem se mantido unido em busca de novas conquistas, e a experiência portuguesa impressionou positivamente, levando os representantes brasileiros a destacar que "Portugal transformou o transporte público em protagonista do direito e da justiça social do país." Esse reconhecimento gerou reflexões sobre a possível implementação de medidas similares no Brasil para aprimorar o serviço à população.

O congresso promoveu debates cruciais sobre modelos de gestão, custeio e financiamento do transporte público, resultando na proposta de revisão e eventual alteração à legislação relacionada ao Transporte Público. Essa proposta representa um avanço significativo na busca por soluções mais inovadoras e sustentáveis.

Durante os debates, foram abordados temas como formas de contratação dos serviços de transporte público, a consideração de um sistema único de mobilidade urbana, a reintrodução do debate sobre Tarifa Zero, a expansão dos subsídios públicos em várias cidades brasileiras e o início concreto da formulação de planos de negócio para a implementação da eletromobilidade no transporte público.

Essas iniciativas refletem um compromisso coletivo em promover uma transição energética no setor de transportes, com foco na sustentabilidade e na busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios contemporâneos da mobilidade urbana. A ANTP e a TML desempenham papéis fundamentais nesse cenário dinâmico, promovendo a cooperação internacional e contribuindo para o progresso do transporte público no Brasil e em todo o mundo.

+ info:

Reportagem sobre a TML in Jornal do Comércio | https://lnkd.in/ddr3YAas

Reportagem sobre a TML in Diário do Transporte | https://diariodotransporte.com.br/2023/10/30/portugal-mostra-que-e-possivel-reduzir-preco-das-tarifas-e-integrar-todo-o-sistema-de-transportes-em-regioes-metropolitanas-com-um-unico-cartao/amp/