Mês: Fevereiro 2022

TML recebeu comitiva de Florianópolis no âmbito do projeto “Cidades pelo Clima”

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) recebeu, a pedido do Instituto Superior Técnico, uma comitiva de representantes da cidade de Florianópolis (Brasil) no âmbito do projeto Cidades pelo Clima. Esta visita teve como objetivo partilhar experiências e conhecimento sobre as estratégias e práticas de mobilidade sustentável desenvolvidas na área metropolitana de Lisboa.

Florianópolis será a primeira cidade de fora de Portugal a integrar o projeto Cidades pelo Clima, uma iniciativa que promove a cooperação entre municípios para acelerar a transição climática, com foco em mobilidade, energia e planeamento urbano sustentável.

Durante a visita, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o trabalho da TML na coordenação e integração dos transportes públicos metropolitanos, bem como os avanços alcançados em digitalização, gestão de dados, bilhética integrada e planeamento de redes. A equipa da TML partilhou também boas práticas e desafios enfrentados na implementação de soluções inovadoras para tornar o sistema de transportes mais eficiente, inclusivo e sustentável.

A visita reforça o papel da TML como referência nacional e internacional na modernização da mobilidade urbana e na promoção de políticas públicas alinhadas com os objetivos climáticos.

TML é parceira do Urban Mobility Data Hackathon 2025

Organizado pela BGI, em parceria com a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e cofinanciado pela EIT Urban Mobility, o Urban Mobility Data Hackathon vai juntar a comunidade de mobilidade urbana para transformar dados em soluções inteligentes.

Como? O Urban Mobility Data Hackathon é uma competição colaborativa onde estudantes e profissionais usarão dados para desenhar soluções para desafios reais de mobilidade urbana, apresentados por líderes do ecossistema de mobilidade em Portugal.

Com candidaturas abertas e a decorrerem até 23 de outubro, esta competição desafia estudantes, programadores, data scientists, urbanistas e changemakers, com interesse em dados e mobilidade, a inscreverem-se individualmente ou em equipa de três ou quatro pessoas.

A 30 de outubro arranca o Kick off online, com a apresentação de desafios, e a 7 de novembro acontece em Lisboa o evento de apresentação das soluções desenvolvidas e de divulgação dos vencedores.

A competição é gratuita e os concorrentes só têm a ganhar com a participação na mesma. Para além de poderem ganhar prémios até 500€, serão agentes na resolução de problemas reais com impacto direto na mobilidade urbana e ainda estarão a investir em networking e no seu crescimento pessoal e profissional.

Os interessados em contribuírem desta forma para o futuro da mobilidade urbana podem obter mais informações AQUI e inscrever-se: AQUI

Secretária de Estado da Mobilidade visita a TML e acompanha operações da mobilidade metropolitana

A Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, visitou as instalações da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), no Palácio Mascarenhas, sede também da Área Metropolitana de Lisboa (AML), para conhecer de perto o funcionamento das equipas e dos sistemas que asseguram diariamente a mobilidade metropolitana.

O programa da visita incluiu uma passagem pelas áreas operacionais da TML, com destaque para as operações de apoio ao cliente, as operações da Carris Metropolitana e os Sistemas de Informação que suportam a gestão diária da mobilidade metropolitana.

Acompanhada por Carlos Humberto de Carvalho, Primeiro Secretário da AML, Faustino Gomes, Presidente do Conselho de Administração da TML, e pelos administradores Rui Lopo e Paula Castro, a governante teve oportunidade de observar o trabalho das equipas técnicas e a forma como a TML gere a coordenação entre operadores, municípios e passageiros.

“É importante conhecer no terreno o trabalho que tem sido desenvolvido para garantir um sistema de mobilidade mais integrado, eficiente e próximo dos cidadãos”, afirmou Cristina Pinto Dias durante a visita.

Após o percurso pelas instalações, realizou-se uma reunião de trabalho entre a Secretária de Estado, o Primeiro Secretário Metropolitano da aml e o conselho de administração e as equipas da TML. Foram apresentados os principais indicadores de desempenho da mobilidade metropolitana, incluindo a evolução dos títulos de transporte, a melhoria do apoio ao cliente e os resultados operacionais da Carris Metropolitana que continua a crescer sem precedentes.

O encontro serviu ainda para fazer o ponto de situação de vários memorandos propostos pela TML à Secretaria de Estado da Mobilidade (SEMOB) e para discutir ideias e propostas estratégicas que irão contribuir para o desenvolvimento futuro da mobilidade na área metropolitana de Lisboa.

“Esta visita reforça a importância da cooperação entre a tutela e as entidades metropolitanas na construção de soluções de mobilidade sustentáveis e de qualidade”, sublinhou Faustino Gomes, Presidente da TML.

Para Carlos Humberto de Carvalho, Primeiro Secretário da AML, “a presença da Secretária de Estado demonstra o reconhecimento do trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido na AML e na TML, num esforço contínuo para melhorar os serviços públicos de transporte e responder às necessidades das populações metropolitanas.”

TML está nos Urban Mobility Days

Faustino Gomes, Presidente do Conselho de Administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está a participar nos Urban Mobility Days (UMD 2025), evento promovido pela Comissão Europeia, em Vilnius, Lituânia, de 30 de setembro a 2 de outubro.

A conferência UMD 2025 insere a mobilidade urbana no contexto das novas prioridades da União Europeia («Um novo plano para a prosperidade e a competitividade sustentáveis da Europa», «Apoiar as pessoas, reforçar as nossas sociedades e o nosso modelo social»). Este aspeto será destacado pelos temas transversais da competitividade, inovação e turismo ao longo dos três dias da conferência, dedicados, respetivamente, aos nós urbanos, ao ciclismo e aos transportes públicos.

Faustino Gomes é orador em dois painéis. O primeiro, a 30 de setembro, dedicado ao Corredor Atlântico e os seus nós urbanos, onde o Presidente da TML apresenta as novas infraestruturas de transporte na área metropolitana de Lisboa e seu suporte à afirmação do nó urbano de Lisboa; e outro, a 2 de outubro, focado na discussão da questão “Turismo e transporte público urbano: uma situação win-win?”.