Rede ciclável metropolitana – Estudo, modelação e ferramenta de apoio ao planeamento e decisão – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede ciclável metropolitana – Estudo, modelação e ferramenta de apoio ao planeamento e decisão

Sobre o projeto

O estudo “Rede ciclável metropolitana – Estudo, modelação e ferramenta de apoio ao planeamento e decisão” desenvolvido pela TML com o apoio do Instituto Superior Técnico (IST) pretende contribuir para a elaboração de um plano metropolitano para a mobilidade ativa ciclável na área metropolitana de Lisboa, constituindo fonte de fundamentação da futura revisão do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, relativamente à rede ciclável.

Os principais objetivos deste estudo, financiado no âmbito do Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), são:

  • a elaboração de uma proposta de instrumentos de planeamento e de monitorização da mobilidade ativa ciclável;
  • o desenvolvimento do modelo da rede ciclável e de uma ferramenta para a construção e avaliação de diferentes cenários da rede ciclável na área metropolitana de Lisboa;
  • o apoio à realização de ações de formação, participação e sensibilização, quer no âmbito dos referidos modelo e ferramenta, quer na área da mobilidade ativa ciclável.

O presente estudo também deverá permitir fundamentar opções que sustentem a apresentação de candidaturas dos municípios, a diversas fontes de financiamento, para este tipo de infraestruturas ou outras ações relacionadas com as mesmas, em articulação com os municípios.

Este estudo, que está em execução com o desenvolvimento do modelo e da ferramenta para a avaliação de cenários da rede ciclável da área metropolitana de Lisboa, pretende contribuir para a melhoria da qualidade, atratividade, acessibilidade e conhecimento do sistema de transportes, para a articulação modal e complementaridade com outros modos de transporte (ampliando a área de influência das estações e paragens da rede de transportes públicos), para a eficiência ambiental do sistema de transportes e segurança dos seus utilizadores e para a criação de condições para novas soluções de serviços de última milha, valorizando o potencial de partilha e replicação por outras entidades municipais ou intermunicipais.

Sobre o relatório

De forma a atingir o primeiro objetivo do estudo “Rede ciclável metropolitana – Estudo, modelação e ferramenta de apoio ao planeamento e decisão” foi desenvolvido o relatório “Proposta de instrumentos de planeamento e de monitorização da mobilidade ativa ciclável” que contempla os seguintes elementos:

  • Bases para elaboração do plano de mobilidade ciclável;
  • Sistematização da informação sobre a rede ciclável metropolitana de Lisboa, com base na informação a disponibilizar pela TML, municípios e outras fontes;
  • Modelação das formas de utilização da bicicleta e avaliação da capacidade para captação de novos segmentos utilizadores da rede ciclável;
  • Modelação da rede ciclável da área metropolitana de Lisboa;
  • Orientações para o desenvolvimento de uma ferramenta para a construção e avaliação de diferentes cenários da rede ciclável na área metropolitana de Lisboa;
  • Definição de métodos de participação, incluindo ações de formação de técnicos e de ações de sensibilização da população para diferentes públicos;
  • Orientações para a monitorização do plano e da rede ciclável metropolitana.

O “Relatório final com a descrição do modelo e da ferramenta desenvolvida” contém os seguintes elementos:

  • Cenários de captação de utilizadores de bicicleta;
  • Mapas de rede potencial e prioritária;
  • Estimativa de impactes sociais e ambientais;
  • A ferramenta biclaR: o produto final.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os municípios e com um Conselho Consultivo criado para o efeito.