Interrupções nas linhas ‘verde’ e ‘amarela’ do Metro e serviços alternativos – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Interrupções nas linhas ‘verde’ e ‘amarela’ do Metro e serviços alternativos

Entre esta segunda-feira, 2 de maio, e 7 de julho, a circulação do Metropolitano de Lisboa vai estar interrompida entre Telheiras e Campo Grande (Linha verde) e entre Campo Grande e Cidade Universitária (Linha amarela), devido às obras de expansão e requalificação das linhas.

De acordo com o operador de transporte, a estação de Telheiras vai encerrar durante este período. Campo Grande e Cidade Universitária mantêm-se em funcionamento entre as 6h30 e a 1h.

Até à reposição do serviço, prevista para 8 de julho, os passageiros regulares das linhas em causa podem recorrer ao serviços da Carris, descritos abaixo.

No eixo Telheiras – Campo Grande, o transporte alternativo é garantido pelos autocarros

767 – Campo Mártires Pátria – Reboleira (Metro)

747 – Campo Grande (Metro) – Pontinha (Metro)

778 – Campo Grande (Metro) – Colégio Militar (Metro)

717 – Pç. Chile – Fetais

No eixo Cidade Universitária – Campo Grande:

738 – Estrada Luz – Alto Sto

735 – Cais Sodré – Hosp. Sta. Maria

701 (Campo Grande Metro – Campo de Ourique);

736 (Cais Sodré – Odivelas).

Além dos autocarros da Carris, o serviço da CP – Comboios de Portugal também poderá constituir uma opção de transporte através da estação Roma-Areeiro, para ligação às várias linhas do Metro, à correspondência,

Linha amarela – Estação Entre Campos

Linha azul – Estação Jardim Zoológico

Linha vermelha – Estação Oriente

Linha verde – Areeiro

Através da estação Roma-Areeiro, os comboios da Fertagus também fazem correspodência às ligações:

Linha amarela – Estação Entre Campos

Linha azul – Estação Jardim Zoológico

Linha verde – Areeiro

O que está a acontecer?

Com vista à criação de uma linha Circular, a intervenção vai integrar os novos viadutos executados a poente da atual estação Campo Grande à infraestrutura existente, permitindo a nova ligação entre as estações Campo Grande (linha Verde) e Cidade Universitária. Na ordem de trabalhos também consta a implementação de novos aparelhos de mudança de vida, possibilitando a nova ligação entre as estações do Campo Grande e Telheiras.

Assim, “a concretização destes trabalhos, pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação dos comboios e o funcionamento do serviço de transporte, obrigando à realização de um conjunto de interrupções de circulação temporárias e em partes das linhas Amarela e Verde”, justifica o operador.

Associado aos demais trabalhos previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metro – leia-se o prolongamento da linha Vermelha num eixo São Sebastião – Alcântara, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota circulante – com ganhos significativos para a mobilidade e para o ambiente.