Programa de Formação Interna – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Programa de Formação Interna

A TML inclui no seu Plano de Formação a temática específica relativa ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção, dirigida aos respetivos dirigentes e trabalhadores, tendo elaborado um Programa de Formação Interna sobre a matéria de prevenção da corrupção, no qual está prevista a realização anualmente de várias sessões formativas, preferencialmente em formato e-learning, para que os dirigentes e trabalhadores(as) da empresa conheçam e compreendam as políticas e procedimentos de prevenção da corrupção e infrações conexas implementados.

Sem prejuízo de o programa formativo incluir um conteúdo mais genérico, de base, que inclui os instrumentos em vigor na TML, que compõem o Programa de Cumprimento Normativo, haverá também conteúdos específicos, tendo em conta o perfil hierárquico dos destinatários e as diferentes áreas funcionais dos departamentos integrantes da empresa, consoante a sua organização interna. Prevê-se ainda que a dinamização das sessões engobe uma parte teórica, que versa sobre as componentes comportamental e normativa, e uma parte prática, que inclui a componente de trabalho e reflexão em grupo. 

O Programa instituído não prejudica a realização de outras formações, de caráter externo, sobre a temática de compliance para prevenção da corrupção, podendo ainda ser efetuadas periodicamente divulgações internas sobre estas temáticas para maior sensibilização dos(as) trabalhadores(as).

Noticias da TML

A Transportes Metropolitanos de Lisboa deu mais um passo significativo na transformação da mobilidade corporativa com o lançamento da nova App navegante® Empresas. Nove meses após a introdução do navegante® Empresas, o produto já conquistou a adesão de mais de 200 empresas, promovendo uma cultura de mobilidade mais sustentável e descarbonizada, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com as exigências de métricas ESG (Environmental, Social, and Governance).

A Evolução da Mobilidade Corporativa

Desde o seu lançamento, o navegante® Empresas tem sido um importante aliado das empresas que buscam cumprir com os seus compromissos ambientais e melhorar o bem-estar dos seus trabalhadores. A solução oferecida possibilita que as empresas assumam um papel ativo na promoção de um futuro mais verde, facilitando o acesso dos seus colaboradores ao transporte público.

A grande novidade que chega agora é o lançamento de uma aplicação móvel dedicada, que promete revolucionar ainda mais a mobilidade corporativa. A App navegante® Empresas foi desenvolvida para tornar o processo de gestão e carregamento de passes de transporte ainda mais ágil e conveniente. Através desta aplicação, as empresas podem disponibilizar o carregamento dos passes diretamente aos seus trabalhadores, com a vantagem adicional de permitir faturação em diferido e acesso a benefícios fiscais.

Facilidade, Eficiência e Sustentabilidade

A App navegante® Empresas vem simplificar o processo de carregamento dos passes de transporte, eliminando burocracias e promovendo uma maior eficiência nas operações diárias das empresas. Esta inovação não só facilita o dia a dia dos trabalhadores, como também reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Além de apoiar as metas de descarbonização que Portugal se comprometeu a atingir até 2050 –, a adesão ao navegante® Empresas traz vantagens financeiras significativas. As empresas podem deduzir 150% dos gastos com a compra de passes no lucro tributável, em sede de IRC, destacando o benefício económico de investir em soluções de mobilidade sustentável.

Compromisso com a Descarbonização

O navegante® Empresas é mais do que uma solução de mobilidade; é um compromisso com o futuro. Ao promover uma alternativa de transporte público acessível e conveniente, a Transportes Metropolitanos de Lisboa reforça a importância de práticas empresariais sustentáveis que contribuem para a descarbonização e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Como Aderir e Saber Mais

Para as empresas interessadas em saber mais sobre as vantagens do navegante® Empresas, a Transportes Metropolitanos de Lisboa disponibiliza o site comportamentosustentavel.pt. Além disso, uma linha telefónica dedicada está disponível através do número 218 291 500 para responder a todas as questões e apoiar na adesão ao serviço.

Com a nova App navegante® Empresas, a mobilidade corporativa em Lisboa entra numa nova era, onde sustentabilidade, eficiência e inovação caminham lado a lado, em prol de um futuro mais verde e próspero.

Artigo website navegante

navegante® Empresas com App que vem simplificar a Mobilidade Corporativa

O navegante tem um novo produto dedicado à mobilidade corporativa que evolui agora com o lançamento de uma App exclusiva para empresas, uma novidade que vai tornar ainda mais fácil a vida das empresas e dos seus trabalhadores.

Nove meses após a chegada do navegante® Empresas, mais de 200 empresas já aderiram à iniciativa, oferecendo passes de transporte aos seus trabalhadores e promovendo uma mobilidade mais sustentável. Com esta nova app, o processo de carregar o passe fica ainda mais simples: as empresas podem agora fazer isso diretamente pela aplicação, com faturação em diferido e acesso a benefícios fiscais.

Além de facilitar o dia a dia, esta inovação reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade e com as metas de descarbonização de Portugal para 2050. E para as empresas, a vantagem não é só ambiental: ao aderir ao navegante® Empresas, é possível deduzir 150% dos gastos com passes no lucro tributável em sede de IRC.

Para saber mais e acompanhar as novidades, visite comportamentosustentavel.pt ou ligue para o 218 291 500.

Com a nova App navegante® Empresas, mobilidade e sustentabilidade andam de mãos dadas rumo a um futuro mais verde.

Com o início do novo ano letivo, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) revoluciona a experiência dos jovens estudantes ao introduzir uma funcionalidade inovadora na App navegante®. A partir de agora, renovar o passe estudante deixou de exigir deslocações às lojas, filas intermináveis e burocracia. A renovação pode ser feita de forma rápida, segura e desmaterializada diretamente na aplicação móvel.

Esta novidade não só facilita o dia a dia dos estudantes como também representa uma mudança significativa na forma como a TML se relaciona com os passageiros que diariamente utilizam o transporte público, promovendo a desmaterialização dos serviços e a digitalização de processos. A campanha de comunicação que acompanha esta mudança visa precisamente garantir que o maior número possível de estudantes adira a este novo modelo, minimizando o afluxo às lojas físicas e, consequentemente, os congestionamentos habituais em setembro.

Objetivo da Campanha

O principal objetivo da campanha é desviar os utilizadores das lojas físicas para o ambiente digital, aproveitando as novas funcionalidades da App navegante®. A TML pretende educar os estudantes sobre as vantagens de utilizar a aplicação, destacando a simplicidade e a conveniência de realizar a renovação do passe sem sair de casa.

Impacto Esperado

Com esta campanha, a TML espera reduzir significativamente o número de visitas às lojas físicas durante o período de renovação do acesso ao desconto de 100% que confere a Gratuitidade Jovem Estudante. Ao simplificar o processo e promovê-lo amplamente, a TML não só melhora a experiência do cliente como também melhora a experiência no atendimento presencial, evitando sobrecargas e aumentando o tempo disponível para um atendimento mais personalizado.

A campanha reforça o compromisso da TML em modernizar os seus serviços e em aproximar-se dos seus utilizadores, oferecendo-lhes soluções práticas e inovadoras que facilitam a sua mobilidade no dia a dia.

A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Almada, o Metropolitano de Lisboa e a Transportes Metropolitano de Lisboa (TML), no dia 15 de julho, assegura a elaboração do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e Trafaria, passando por Santo António e São João.

Este protocolo, segundo Faustino Gomes, presidente do Conselho de Administração da TML, pressupõe a parceria entre entidades que detêm as valências necessárias: “Se a Câmara Municipal de Almada nos traz o conhecimento profundo do território e seu ordenamento e o sentimento das populações, o Metropolitano de Lisboa traz o conhecimento especializado em tecnologia e projeto, e a Área Metropolitana de Lisboa (em que a TML é o seu braço operacional) traz a visão do que é melhor para uma estratégia metropolitana, de conjunto, e não somente a soma das partes”.

O novo traçado, proposta pela Câmara Municipal de Almada, é um passo significativo na melhoria do transporte público, oferecendo uma alternativa rápida, eficiente e ecológica aos habitantes e visitantes destas zonas costeiras. Este novo troço, que acrescentará mais cerca de 6,6 quilómetros à atual rede, e que permitira uma ligação direta ao transporte fluvial, visa reduzir a dependência do transporte individual, respondendo assim ao compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Relativamente à redução do tráfego rodoviário, espera-se uma diminuição significativa do tráfego automóvel nas principais vias de acesso à Costa da Caparica e Trafaria, contribuindo para um ambiente mais limpo e menos congestionado. O projeto vai proporcionar um acesso mais fácil e rápido às praias da Costa da Caparica, beneficiando residentes, turistas e promovendo o turismo local. Este novo troço, que passará a servir também as zonas habitacionais de Stº António e São João, será também um incentivo ao desenvolvimento económico da região, atraindo novos negócios e oportunidades de emprego.

Metro de Lisboa vai iniciar de imediato os estudos técnicos

O protocolo de colaboração tem por objeto definir os termos e condições de cooperação a estabelecer entre as partes tendo em vista o estudo, planeamento e concretização do projeto de extensão do Metro Sul do Tejo, designadamente no que se refere ao seu objeto, custos, faseamento e definição do traçado.

No âmbito do protocolo cabe ao Metropolitano de Lisboa a Gestão do Projeto, estabelecendo e assegurando a colaboração entre as partes; desenvolver e/ou promover o relatório de diagnóstico; fazer a avaliação da viabilidade técnica-económica do traçado de referência e a realização de serviços de cartografia e de topografia, entre outros.

A Câmara Municipal de Almada ficará responsável por estabelecer as condições de inserção urbana do novo traçador, no território sob sua tutela administrativa, particularmente de harmonização com as áreas urbanas abrangidas pelo novo troço.

À TML caberá assegurar a articulação e gestão do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa de Caparica, abrangendo os estudos sobre tráfego e procura, bem como a harmonização das opções de transporte público com os demais modos de transporte e tarifário no contexto da área metropolitana de Lisboa. Esta iniciativa visa garantir infraestruturas de conectividade regional, potenciando a máxima eficiência e eficácia do serviço público de transporte de passageiros no seu conjunto.

Este passo pode bem ser, segundo Faustino Gomes, “a evolução necessária para trazer ao Arco Ribeirinho Sul um novo fôlego e representar uma grande evolução para a mobilidade nesta margem, mas também numa lógica de uma região metropolitana bem articulada, em que o rio une e os territórios se desenvolvem de forma equitativa, contribuindo os transportes para essa coesão.”