A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está a desafiar os passageiros da área metropolitana de Lisboa a testarem, em primeira mão, o navegante® mobile, nos serviços da Carris Metropolitana.
O navegante® mobile é um cartão digital que permite usar o passe mensal navegante® no smartphone através da tecnologia NFC e será lançado, em fase de testes, nos próximos dias. A TML pretende aproximar-se dos utilizadores, procurando envolvê-los nesta fase de testes para melhor compreender as suas necessidades, recolher feedback direto e identificar algumas correções que possam surgir ainda nesta fase.
Com capacidade e ambição de servir centenas de milhares de pessoas, o navegante® mobile registará uma adesão massiva e colocará uma elevada exigência sobre o sistema. Por isso, a TML — enquanto entidade gestora da bilhética — está a avançar com uma fase de testes controlada, de forma a minimizar riscos, reforçar a fiabilidade e assegurar o melhor serviço de suporte ao cliente.
“Este é um passo decisivo na digitalização e simplificação da mobilidade na área metropolitana de Lisboa. Queremos garantir que o lançamento do navegante® mobile acontece de forma robusta e segura, e nada melhor do que envolvermos desde já os utilizadores nesta etapa de testes,” refere Rui Lopo, administrador da TML.
Nesta etapa, convidamos os utilizadores da Carris Metropolitana a testar o navegante® mobile. Durante os próximos dias poderão inscrever-se como beta testers através do website navegante ou diretamente por aqui.
Disponível para iOS e Android, a aplicação navegante® foi concebida para facilitar a vida de quem se desloca diariamente na AML, oferecendo uma solução mais ágil, sustentável e amiga do ambiente.
A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa tem desenvolvido, desde julho, um esforço contínuo de comunicação para informar os jovens sobre a Gratuitidade Jovem com validade prolongada, disponível através da App navegante® e nos restantes canais.
Apesar da campanha de informação, milhares de jovens ainda não atualizaram o seu passe gratuito, uma situação que preocupa particularmente com a aproximação do regresso às aulas, período em que se verifica maior procura nos Espaços Cliente.
Atualização simples e rápida pela App
A TML lembra que a maioria das situações pode ser resolvida de forma rápida e prática através da App navegante®, sem necessidade de deslocações ou filas. A aplicação permite consultar a validade do desconto associado ao passe, renovar a gratuitidade e garantir que o acesso ao transporte público se mantém sem interrupções.
Evitar filas em setembro
Com a entrada no novo ano letivo, é essencial que os jovens não deixem para amanhã o que podem fazer hoje. Antecipar a atualização do passe significa evitar longas esperas em setembro e garantir a continuidade da gratuitidade sem constrangimentos.
Um esforço conjunto
A TML tem vindo a reforçar a comunicação em todos os seus canais, mas sublinha que o sucesso desta medida depende também da colaboração da comunidade.
Municípios, escolas, associações, famílias e os próprios jovens podem ajudar a multiplicar esta mensagem, assegurando que ninguém fica sem acesso ao seu direito à gratuitidade.
💡 A TML já comunicou. Agora, contamos com todos para reforçar esta divulgação e garantir uma mobilidade mais simples, digital e sem complicações.
Para mais informações e tutoriais sobre como atualizar a Gratuitidade Jovem, consulte: www.navegante.pt
Na reunião de 4 de setembro, o Conselho Metropolitano de Lisboa deu luz verde a um conjunto de documentos fundamentais que constituem o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) da Área Metropolitana de Lisboa, e mandatou a Transportes Metropolitanos de Lisboa para prosseguir com os instrumentos para a sua implementação, monitorização e avaliação. Esta aprovação surge após o período de consulta pública, consolidando um passo decisivo rumo a uma mobilidade mais sustentável na região, com uma estratégia e medidas para os próximos 10 anos.
Entre os relatórios aprovados destacam-se:
- Relatório de Caracterização e Diagnóstico – que oferece um diagnóstico detalhado da atual situação da mobilidade metropolitana;
- Relatório de Cenarização, Visão Estratégica, Metas e Indicadores – que define a visão estratégica, estabelece cenários futuros, metas concretas e indicadores de monitorização;
- Relatório do Programa de Medidas para a Mobilidade Urbana Sustentável – que reúne o conjunto de ações propostas para melhorar os transportes e a mobilidade na AML;
- Relatório de Avaliação Ambiental Estratégica, acompanhado da respetiva Declaração Ambiental – que garantem a compatibilidade do plano com as exigências ambientais e climáticas.
A aprovação destes documentos representa um avanço coletivo e estruturado para a transformação da mobilidade urbana na Área Metropolitana de Lisboa, reforçando o compromisso dos 18 municípios com um futuro mais sustentável e eficiente.