Programa de Formação Interna – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Programa de Formação Interna

A TML inclui no seu Plano de Formação a temática específica relativa ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção, dirigida aos respetivos dirigentes e trabalhadores, tendo elaborado um Programa de Formação Interna sobre a matéria de prevenção da corrupção, no qual está prevista a realização anualmente de várias sessões formativas, preferencialmente em formato e-learning, para que os dirigentes e trabalhadores(as) da empresa conheçam e compreendam as políticas e procedimentos de prevenção da corrupção e infrações conexas implementados.

Sem prejuízo de o programa formativo incluir um conteúdo mais genérico, de base, que inclui os instrumentos em vigor na TML, que compõem o Programa de Cumprimento Normativo, haverá também conteúdos específicos, tendo em conta o perfil hierárquico dos destinatários e as diferentes áreas funcionais dos departamentos integrantes da empresa, consoante a sua organização interna. Prevê-se ainda que a dinamização das sessões engobe uma parte teórica, que versa sobre as componentes comportamental e normativa, e uma parte prática, que inclui a componente de trabalho e reflexão em grupo. 

O Programa instituído não prejudica a realização de outras formações, de caráter externo, sobre a temática de compliance para prevenção da corrupção, podendo ainda ser efetuadas periodicamente divulgações internas sobre estas temáticas para maior sensibilização dos(as) trabalhadores(as).

Noticias da TML

Em janeiro, os utilizadores de transporte público passam a poder validar viagens com o telemóvel através do navegante® mobile, o novo cartão digital.

Depois de uma fase de testes com utilizadores reais, iniciada em setembro de 2025, que teve uma receção muito positiva, o navegante® mobile é agora disponibilizado ao passageiro. A nova versão da App será disponibilizada nas stores iOS e Android durante os próximos dias.

Numa fase inicial, a nova funcionalidade estará disponível apenas para os utilizadores da Carris Metropolitana, os únicos operadores que, para já, dispõem da tecnologia necessária para aceitar validações por telemóvel. A previsão é que os restantes operadores entrem gradualmente durante o primeiro trimestre de 2026, à medida que forem asseguradas as condições técnicas.

O próximo ano ficará marcado por esta inovação há muito aguardada. O navegante® mobile representa uma mudança significativa na forma como os passageiros utilizam o transporte público, dispensando o cartão físico e simplificando a experiência de viagem.

navegante® Empresas entra em testes piloto

Paralelamente, a App navegante® empresas entra numa fase de testes piloto, reforçando a digitalização da gestão de passes no contexto empresarial.

A grande novidade a ser testada será o acesso ao passe sem necessidade de carregamento. Tratando-se de uma solução que funciona em pós-pago, dispensa a necessidade da ação de carregamento do passe, já que este fica automaticamente carregado no cartão digital, através de uma autorização concedida pela empresa.

Nesta fase piloto, duas empresas irão testar o navegante® mobile na validação dos passes dos seus trabalhadores, permitindo que utilizem o telemóvel para validar as viagens na Carris Metropolitana. O objetivo é avaliar o funcionamento da solução em ambiente

empresarial, tanto ao nível da experiência do utilizador como dos processos de gestão internos associados.

O navegante® Empresas foi desenvolvido para simplificar a gestão de passes e benefícios de mobilidade, oferecendo às organizações maior eficiência, menos processos físicos e uma experiência totalmente digital.

As Apps navegante como hubs de mobilidade

A evolução do navegante® mobile insere-se numa estratégia mais ampla de transformação digital das Apps navegante® e navegante® Empresas, que já funcionam como verdadeiros hubs de mobilidade para os utilizadores de transporte público.

Através da App navegante®, é possível atualmente, carregar o passe, consultar informação sobre títulos e serviços, ativar descontos para jovens e pedir o cartão navegante com entrega em casa.

Com esta nova fase, as Apps passam também a permitir a criação de uma conta My navegante, onde os utilizadores podem consultar e gerir os seus dados, rever consentimentos e ativar o cartão navegante® mobile, que possibilita a validação de viagens diretamente com o telemóvel.

Esta centralização de serviços reforça o papel das Apps navegante® como ponto único de acesso à mobilidade, simplificando processos, reduzindo a dependência de canais presenciais e oferecendo uma experiência digital integrada.

Ao longo de 2026, está prevista a expansão gradual da validação por telemóvel aos restantes operadores de transporte, possibilitando que a utilização digital se estenda a toda a área de abrangência do passe navegante® metropolitano.

Com o navegante® mobile a experiência de utilização do transporte público entra numa nova fase, mais simples, digital e alinhada com as necessidades dos utilizadores e das organizações.

O preço do passe navegante® vai manter-se inalterado em 2026, pelo sétimo ano consecutivo, confirmando uma opção clara de política pública da Área Metropolitana de Lisboa, orientada para o reforço do transporte público e promoção de uma mobilidade mais sustentável.

A política de congelamento tarifário reflete um aumento consistente do investimento público. Os números traduzem essa mudança estrutural: em 2019 registavam-se cerca de 6 milhões de passes carregados; em 2024 o valor ultrapassou os 11 milhões, um crescimento de 75%. Em 2025, a procura já supera os anos anteriores (cerca de 12 milhões em 2025), demonstrando que o transporte público voltou a ocupar um lugar central nas escolhas de mobilidade da população. Hoje, as viagens realizadas com passe navegante® na área metropolitana de Lisboa (amL) representam cerca de 90% do total de viagens realizadas, seja por utilizadores frequentes como ocasionais.

A reforma foi profunda: antes do navegante existiam cerca de 8 mil tipologias de passes, com uma forte fragmentação territorial. Atualmente existem apenas duas modalidades — navegante® municipal e navegante® metropolitano — com cobertura total da área metropolitana de Lisboa, quando anteriormente o passe com maior abrangência geográfica servia apenas 30% do território sem cobrir todos os modos de transporte.

O financiamento dos passes navegante® resulta do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), em vigor entre 2019 e 2023, e, desde 2024, do Incentiva + TP que trouxe maior estabilidade e previsibilidade às autoridades de transporte, neste caso, à Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), permitindo planear investimento com uma visão plurianual. Esta previsibilidade é essencial para promover uma evolução mais consistente do sistema e reforçar a sua integração e sustentabilidade a médio e longo prazo.

Lançado em 2019, o navegante® nasce como um tarifário, mas afirma-se hoje como um instrumento central de política pública de mobilidade. Operado pela TML, é um ecossistema integrado que assegura intermodalidade, interoperabilidade e simplificação do acesso aos transportes em toda a amL, possibilitando o acesso a parques de estacionamento dissuasores, bicicletas partilhadas, eventos e outros serviços de mobilidade.

Para assinalar o congelamento do preço do navegante®, a TML lança hoje uma campanha informativa dirigida aos passageiros, destacando a manutenção do preço do passe navegante® e deixando um agradecimento público aos milhões de passageiros* que diariamente escolhem o transporte público para as suas deslocações.

O crescimento da procura, assume a TML, traz novos desafios. O sistema melhorou, mas transporta hoje muito mais pessoas, exigindo novos e mais ambiciosos investimentos. O compromisso é claro: continuar a reforçar a oferta, modernizar infraestruturas e material circulante e intervir nas linhas com excesso de procura, garantindo que o aumento de utilizadores se traduz em melhor serviço e não em sobrecarga.

Área Metropolitana de Lisboa, Transportes Metropolitanos de Lisboa, Municípios e Governo assumem, assim, que o navegante não é um ponto de chegada, mas uma política pública em permanente construção, central para a coesão territorial, a competitividade da região e a qualidade de vida de quem vive e trabalha na Área Metropolitana de Lisboa.

*560 milhões em 2024 e 435 milhões de janeiro a setembro de 2025. Números que refletem o contributo decisivo dos utilizadores, reconhecendo o seu papel ativo para a redução do congestionamento, das emissões e das desigualdades no acesso à mobilidade.

O navegante® Empresas, a solução digital de gestão de passes de transporte público para organizações da área metropolitana de Lisboa, venceu ontem, em Paris, o prémio “Best Customer Service” nos Calypso Awards 2025, um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais no setor da bilhética e mobilidade.

Reconhecimento Internacional da Calypso Networks Association

Os Calypso Awards são promovidos anualmente pela Calypso Networks Association (CNA), entidade internacional sem fins lucrativos responsável pela promoção de normas abertas em sistemas de bilhética interoperáveis, seguros e centrados no utilizador. Estes prémios distinguem projetos inovadores que contribuem para a transformação digital da mobilidade, melhoram a experiência dos passageiros e reforçam práticas sustentáveis e eficientes.

A atribuição deste prémio ao navegante® Empresas sublinha o compromisso contínuo da TML em desenvolver soluções que respondem às necessidades das pessoas, das empresas e das cidades, com um serviço de apoio ao cliente de excelência, processos simplificados e uma experiência digital totalmente integrada.

navegante® Empresas: a solução que está a transformar a mobilidade corporativa

Criado pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), o navegante® Empresas foi lançado para promover deslocações mais sustentáveis e facilitar a gestão de benefícios de transporte pelas organizações. A solução permite adquirir, atribuir e gerir passes de transporte público de forma 100% digital.

A adesão tem crescido de forma consistente no tecido empresarial da região:

  • cerca de 500 empresas já aderiram
  • mais de 12.000 carregamentos mensais

Além da facilidade de gestão, as organizações beneficiam de vantagens fiscais, podendo deduzir 150% do valor dos passes oferecidos aos trabalhadores no lucro tributável — um incentivo direto à mobilidade sustentável.

O impacto é claro: mais empresas comprometidas com políticas ESG, trabalhadores com maior qualidade de vida e um contributo efetivo para a descarbonização das deslocações urbanas.

Uma conquista nacional na mobilidade digital

Este reconhecimento internacional confirma o navegante® Empresas como uma referência na inovação e no serviço ao cliente no setor da mobilidade digital. Este é já o segundo prémio de 2025, após a distinção nos Prémios de Sustentabilidade, na categoria de Transformação Digital em Sustentabilidade.

A TML reforça, assim, a sua ambição de continuar a melhorar a experiência das empresas e dos trabalhadores, contribuindo para um futuro mais sustentável, simples e conectado.