Maioria das crianças só usa transportes “às vezes” – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Maioria das crianças só usa transportes “às vezes”

O carro dos pais continua a ser o meio de transporte mais utilizado pelos mais novos para chegar à escola com mais de metade das crianças que responderam ao Quizz navegante a assumi-lo.

Criado para familiarizar os mais novos e os pais com o universo da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Carris Metropolitana e navegante, o quizz que serviu de ferramenta de sensibilização para a utilização dos transportes públicos na 21ª edição do Hospital da Bonecada, em Vila Franca de Xira, acaba por materializar uma ferramenta de análise relevante à nossa estrutura.

Os quizz navegante, muitos deles respondidos em conjunto com o pais ou avós, mostram que mais de metade das crianças do concelho deixa o transporte público à margem da sua rotina. Ir de carro para a escola continua a ser a opção para a grande maioria das crianças seja pela dificuldade de acessos às escolas, seja pelos horários apertados dos pais.

Como chegamos aqui?

Pensado, distribuído e preenchido pelas famílias no Hospital da Bonecada, em Vila Franca de Xira, o Quizz navegante foi criado para facilitar o contacto direto das famílias com o universo TML, nomeadamente com as novas lógicas de numeração, conversão e tipologia de linha da Carris Metropolitana assim como com os tarifários e diferentes cartões navegante.

De resto, a menos de um mês do arranque da operação da Carris Metropolitana nos concelhos da margem norte da Área Metropolitana de Lisboa, a TML associou-se aos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e ao município de Vila Franca de Xira para promover a mobilidade sustentável na 21º edição do Hospital da Bonecada.