Carris Metropolitana: Almada, Seixal e Sesimbra com reforço de serviços e utilização do Terminal do Areeiro – Transportes Metropolitanos de Lisboa

Carris Metropolitana: Almada, Seixal e Sesimbra com reforço de serviços e utilização do Terminal do Areeiro

A Carris Metropolitana prepara-se para iniciar a operação de cinco novas linhas nos municípios de Almada, Seixal e Sesimbra, já a partir da próxima segunda-feira, 23 de janeiro, com destaque para o reforço das ligações à margem norte do Tejo.

Linhas em Almada

A Carris Metropolitana inicia a operação da linha 3705, que estabelece a ligação entre a Charneca da Caparica e o terminal de Sete Rios, em Lisboa, e a linha 3006 – circular da Aroeira –, garantindo à população um novo serviço de transportes de proximidade.

Outra nova ligação será entre Almada e Algés, efetuada pela linha 3701. Esta linha é a primeira a ligar a zona ocidental de Lisboa e Oeiras, com um município da margem sul.

Para melhor dar resposta à procura registada, a linha 3001, que já hoje liga Almada (Cristo Rei) e o Terminal de Cacilhas, passará a contar com mais 20 circulações diárias.

Área 3: Almada, Seixal e Sesimbra

Para promover a ligação entre o Seixal e Almada, entra em operação a linha 3505, entre Paio Pires (Farinheiras) e o Terminal de Cacilhas, num percurso semelhante ao serviço da antiga carreira 108, com horários sobretudo nas horas de ponta, garantindo a articulação com o barco.

Sesimbra também recebe uma nova linha, 3540 (Alfarim - Coina (Estação)), que irá garantir a ligação direta de Alfarim e Meco para a estação de Coina.

Utilização do terminal do Areeiro | 30 de janeiro

Um dos terminais de partidas e chegadas à capital, o Areeiro surge no mapa da Carris Metropolitana para as ligações margem sul -Lisboa. A partir do próximo dia 30 de janeiro, as linhas 3710 e 3703, da Costa da Caparica e do Parque Urbano de Almada, passam a iniciar e terminar o seu percurso no Areeiro, em Lisboa, deixando de utilizar o terminal de Sete Rios.Sobre a Carris MetropolitanaA Carris Metropolitana é uma iniciativa dos 18 municípios da AML –Área Metropolitana de Lisboa, que concretizam a obrigatoriedade legal de se concursar e contratar as redes de serviços rodoviários, e que, através Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) implementa este projeto de grande dimensão que visa fundir a operação rodoviária de toda a amL numa mesma imagem, numa mesma marca, num mesmo nível de serviço, focado no serviço às populações, com um elevado grau de complexidade tecnológica e operacional, neste caso, sobretudo pela dimensão geográfica e populacional, reduzindo a idade média da frota em operação, introduzindo melhorias na performance ambiental nas viaturas, mais e melhor informação ao público que é também uniformizada e simplificada à escala metropolitana, e aumentando o número de horários e frequências até cerca de 40% acima do que era praticado antes da entrada em funcionamento. A Carris Metropolitana pretende contribuir para aequidade social e territorial na amL, fomentando a adoção de comportamentos sustentáveis. Opera as redes municipais para 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios