A TML inclui no seu Plano de Formação a temática específica relativa ao Regime Geral de Prevenção da Corrupção, dirigida aos respetivos dirigentes e trabalhadores, tendo elaborado um Programa de Formação Interna sobre a matéria de prevenção da corrupção, no qual está prevista a realização anualmente de várias sessões formativas, preferencialmente em formato e-learning, para que os dirigentes e trabalhadores(as) da empresa conheçam e compreendam as políticas e procedimentos de prevenção da corrupção e infrações conexas implementados.
Sem prejuízo de o programa formativo incluir um conteúdo mais genérico, de base, que inclui os instrumentos em vigor na TML, que compõem o Programa de Cumprimento Normativo, haverá também conteúdos específicos, tendo em conta o perfil hierárquico dos destinatários e as diferentes áreas funcionais dos departamentos integrantes da empresa, consoante a sua organização interna. Prevê-se ainda que a dinamização das sessões engobe uma parte teórica, que versa sobre as componentes comportamental e normativa, e uma parte prática, que inclui a componente de trabalho e reflexão em grupo.
O Programa instituído não prejudica a realização de outras formações, de caráter externo, sobre a temática de compliance para prevenção da corrupção, podendo ainda ser efetuadas periodicamente divulgações internas sobre estas temáticas para maior sensibilização dos(as) trabalhadores(as).
A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa tem desenvolvido, desde julho, um esforço contínuo de comunicação para informar os jovens sobre a Gratuitidade Jovem com validade prolongada, disponível através da App navegante® e nos restantes canais.
Apesar da campanha de informação, milhares de jovens ainda não atualizaram o seu passe gratuito, uma situação que preocupa particularmente com a aproximação do regresso às aulas, período em que se verifica maior procura nos Espaços Cliente.
Atualização simples e rápida pela App
A TML lembra que a maioria das situações pode ser resolvida de forma rápida e prática através da App navegante®, sem necessidade de deslocações ou filas. A aplicação permite consultar a validade do desconto associado ao passe, renovar a gratuitidade e garantir que o acesso ao transporte público se mantém sem interrupções.
Evitar filas em setembro
Com a entrada no novo ano letivo, é essencial que os jovens não deixem para amanhã o que podem fazer hoje. Antecipar a atualização do passe significa evitar longas esperas em setembro e garantir a continuidade da gratuitidade sem constrangimentos.
Um esforço conjunto
A TML tem vindo a reforçar a comunicação em todos os seus canais, mas sublinha que o sucesso desta medida depende também da colaboração da comunidade. Municípios, escolas, associações, famílias e os próprios jovens podem ajudar a multiplicar esta mensagem, assegurando que ninguém fica sem acesso ao seu direito à gratuitidade.
💡 A TML já comunicou. Agora, contamos com todos para reforçar esta divulgação e garantir uma mobilidade mais simples, digital e sem complicações.
Para mais informações e tutoriais sobre como atualizar a Gratuitidade Jovem, consulte: www.navegante.pt
Na reunião de 4 de setembro, o Conselho Metropolitano de Lisboa deu luz verde a um conjunto de documentos fundamentais que constituem o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) da Área Metropolitana de Lisboa, e mandatou a Transportes Metropolitanos de Lisboa para prosseguir com os instrumentos para a sua implementação, monitorização e avaliação. Esta aprovação surge após o período de consulta pública, consolidando um passo decisivo rumo a uma mobilidade mais sustentável na região, com uma estratégia e medidas para os próximos 10 anos.
Entre os relatórios aprovados destacam-se:
Relatório de Caracterização e Diagnóstico – que oferece um diagnóstico detalhado da atual situação da mobilidade metropolitana;
Relatório de Cenarização, Visão Estratégica, Metas e Indicadores – que define a visão estratégica, estabelece cenários futuros, metas concretas e indicadores de monitorização;
Relatório do Programa de Medidas para a Mobilidade Urbana Sustentável – que reúne o conjunto de ações propostas para melhorar os transportes e a mobilidade na AML;
Relatório de Avaliação Ambiental Estratégica, acompanhado da respetiva Declaração Ambiental – que garantem a compatibilidade do plano com as exigências ambientais e climáticas.
A aprovação destes documentos representa um avanço coletivo e estruturado para a transformação da mobilidade urbana na Área Metropolitana de Lisboa, reforçando o compromisso dos 18 municípios com um futuro mais sustentável e eficiente.
No próximo dia 10 de setembro, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) organiza a primeira edição da The Ticketing Conference, um encontro internacional dedicado à inovação e às boas práticas em bilhética.
Num setor em rápida transformação, esta conferência será um espaço de reflexão e partilha onde especialistas, operadores e líderes da mobilidade irão debater o futuro da bilhética, explorar experiências internacionais de referência e apresentar soluções que estão a tornar os transportes mais inteligentes, acessíveis e centrados nas pessoas.
Ao longo de uma tarde, das 14h30 às 18h30, na sede da TML, em Lisboa, iremos explorar o futuro da bilhética, conhecer exemplos internacionais de sucesso e descobrir novas soluções que tornam os transportes mais inteligentes, acessíveis e centrados nas pessoas.